O Ciúme é uma reação instintiva à uma ameaça, real ou não, a uma relação ou a sua qualidade.
Homens e Mulheres, tem diferentes tipos de ciúmes. Enquanto o da Mulher é mais instintivo; pois a fêmea só tem ciúmes quando o seu macho vale à pena; o do Homem, é mais animal, mais ligado ao sentido de posse.
O Ciúme da Mulher é mais racional do que o do Homem, porque, biologicamente, ela tem medo de perder o protetor. Mesmo quando o Homem é impotente, a Mulher sente ciúmes .
O medo de que ele crie uma conexão emocional com outra Mulher, a apavora.
Já o Homem, devido ao sentido de posse, não sente ciúmes da paixão da Mulher por um cantor ou artista famoso.
Mas basta chegar na festa e, coincidentemente, o artista está lá, e os conhece; basta um minuto de conversa entre ela e o famoso, para despertar todo o seu ciúme.
Ele tem medo de que o artista a possua.
Vejamos um exemplo bem prático:
Um Homem e uma Mulher numa festa. Se todas as Mulheres da festa estiverem desejando o seu Homem e ele não estiver se dando conta; a Mulher fica precavida, mas não sente ciúmes. Pois não havendo conexão emocional, não se sente ameaçada.
Mas basta uma avançar o sinal, o que significa que ele irá notar que é desejado, para que ela parta para a guerra.
Já o Homem, se todos os Homens da festa estão desejando a sua Mulher, não importa se ela nota ou não, ele morre de ciúmes. Pois independentemente de qualquer coisa, a sua posse do objeto, está ameaçada.
Então se uma Mulher quiser fazer ciúmes em um Homem, não precisa ficar mostrando seus atributos físicos, posando de periguete ou conversando e dando mole para todos os Homens; isso é coisa de Mulher Vulgar e Burra.
Para provocar ciúmes num Homem, basta fazer uma apenas coisinha:
Dar mais atenção a outro Homem do que para ele. Simples.
Escrito por Paulo Bodansky.